O Medo é uma das emoções com maior poder de paralisação e estagnação que existe. E estas palavras não combinam com a realizações de sonhos, metas e uma vida próspera. Mas a notícia boa é que tem solução!

O Que é Este Medo?

Muitas pessoas se enganam ao acreditar que é necessário não ter medo para tomar decisões e atitudes. O medo sempre vai existir e ele não é o problema.

O Medo é apenas um sistema de alerta para avisar que existe risco pela frente. Isso vai acontecer sempre que a mente não tiver conhecimento ou controle do que tem pela frente.

O risco faz parte da vida. Não dá para viver a vida sem correr riscos e é justamente esta, uma das principais características das pessoas que alcançam mais sucesso na vida, elas sabem correr riscos.

Mas correr riscos não é ruim?

Não, claro que não, você só precisa saber como fazer e eu vou te mostrar.

Mas antes, vamos voltar ao medo que paralisa para deixar claro de onde ele vem

Medo e Coragem

Por Que Sentimos Este Medo?

Sentir medo nesta proporção (estagnação) não é uma característica adulta, mas sim infantil.

É possível trazer características comportamentais da infância para a vida adulta quando passamos por traumas que impedem o desenvolvimento destes comportamentos.

Por exemplo, uma criança que sofre muita repressão, crítica e assédio moral, facilmente se torna um adulto com medo de tomar decisões.

Faz parte da infância este medo que paralisa, porque nesta época da vida não temos ainda maturidade para lidar com as consequências de nossas decisões.

As crianças vêem os adultos tomando decisões, o que causa uma sensação de conforto e proteção, mas o gosto por esta proteção deveria ficar na infância, porque ela atrapalha a vida adulta.

O certo e normal é que a emoção do medo amadureça enquanto uma pessoa cresce cronologicamente, tornando-se mais fraca e menos limitante, dando espaço ao desenvolvimento de mais coragem.

A coragem normalmente é amadurecida com estímulos e experiências de sucesso na vida. Se não houver experiências de sucesso, não haverá coragem sendo desenvolvida.

A coragem não é a ausência do medo, mas sim a ausência da carência por proteção.

É realmente importante compreender que o medo e a coragem não são emoções opostas, eles podem existir simultaneamente.

Quer aumentar a coragem? Então aumente os estímulos e o foco nas experiências de sucesso que já passou.

Quer aprender a controlar o medo, então controle os riscos.

Como Controlar os Riscos?

Primeiro conheça-os. Se quer vencer este estado de paralisia em sua vida por se sentir incapaz de tomar alguma decisão, siga estes passos:

  • Relacione as decisões que precisa tomar;
  • Para cada decisão, relacione todos os riscos, possibilidades de falha que você conseguir imaginar, da menor à pior;
  • Para cada falha, relacione as consequências e se possível, classifique-as sobre o quanto são danosas, ou seja, o quanto causam impacto e prejuízo (pouco, médio ou muito);
  • Para cada consequência, relacione todas as reações necessárias para corrigir ou para compensar. A quem pedir ajuda etc.

Até este ponto, você estará dando motivos para sua mente reduzir a percepção de medo já que os riscos agora são conhecidos e estão contingenciados.

Mas se quiser melhorar ainda mais, acrescente mais um item nesta lista.

  • Para cada Risco, relacione todas as ações preventivas que podem ser tomadas.

E agora sua mente pode ficar ainda mais em paz porque tem conhecimento das precauções que devem ser tomadas para evitar os riscos.

Quando a mente passar a conhecer o plano de risco, as reações que serão necessárias caso aconteça algo de errado, ela passará a compreender o que há pela frente. Assim, seja qual for o próximo passo em sua vida, deixará de ser um passo desconhecido.

Fluxo para controlar riscos

Como Aumentar os Estímulos Para Sentir Coragem?

Existem diversas maneiras de gerar estes estímulos, mas vou focar em uma que talvez seja a melhor. Sinta vontade de fazer, de decidir, de seguir em frente.

A “vontade” é um combustível muito poderoso para alimentar a coragem.

E se achar que tem dificuldade para sentir vontade então revise seus propósitos, talvez eles não estejam alinhados com suas decisões e prioridades ou simplesmente não existam.

Se não existirem ou não estiverem atualizados, a responsabilidade é sua. Ter propósitos na vida é uma condição básica para não se viver o mesmo dia repetidamente, como uma rotina desgastante.

Defina seus propósitos. Descreva as recompensas que terá ao alcançá-los parcialmente e integralmente. Assim, certamente sentirá vontade!

E se o Medo For um Trauma de Infância?

Hipnoterapia nele!

Enquanto a psicoterapia é excelente para tratar traumas que estejam ocorrendo no momento presente, a Hipnoterapia é um método terapêutico excelente para tratar traumas do passado.

Através de um protocolo de Regressão em Hipnose, é possível acessar a memória exata do trauma que gerou esta necessidade de extrema de proteção.

Neste ponto, são aplicados métodos de dessensibilização que permitirão à esta criança interior se libertar deste passado e crescer.

Assim, não haverá mais motivos emocionais ou traumáticos para buscar proteção.

Nasce um novo adulto neste momento. É um processo rápido e transformador.

Curando a criança interior

Conclusão

Não é saudável deixar a vida estacionada por causa do medo, que na verdade é uma necessidade de proteção que foi herdada da infância indevidamente.

Para resolver, controle os riscos para reduzir o medo, alinhe seus propósitos para sentir vontade e aumentar a coragem, trate sua criança interior e tome suas decisões.

Se algo sair errado, com seu plano de riscos, saberá o que fazer.

Se tudo der certo no final, você sentirá orgulho e terá o direito mais nobre de viver uma vida próspera e realizada.

Bônus 1

Vídeo de AutoHipnose Guiada para Superação do Medo de Tomar Decisões.

 

Bônus 2

Clique aqui e baixe o Microbook deste artigo para ler a qualquer momento e compartilhar.

 

E por fim, Muuuuito Beeeeem!

 

 


Thiago Porto

Fundador do Instituto Versate, escola especializada em cursos de Hipnose e da Clínica Versate, especializada em Hipnoterapia. Mentor de Hipnoterapeutas e especialista em Hipnoterapia de Casais. Possui +20 formações nacionais e internacionais em Hipnoterapia e +15 anos de experiência. É reconhecidamente um dos maiores profissionais de hipnose do Brasil. instagram: @thiagoportohipnose

2 comentários

oxvow · 23/03/2021 às 11:11

super post, i like it

vreyro linomit · 12/04/2021 às 04:06

As soon as I noticed this internet site I went on reddit to share some of the love with them.

Os comentários estão fechados.